01/05/2018

Arfrio amplia seu portfólio de serviços com a atividade de transporte


A Arfrio Armazéns Gerais Frigoríficos, uma das mais tradicionais companhias do setor de armazenagem de produtos resfriados e congelados do Brasil, com 64 anos de história, está expandindo os serviços oferecidos ao mercado como parte de sua estratégia de atuar com soluções completas de logística para seus clientes.

Nos últimos quatro anos, a Arfrio investiu um total de R$ 3,8 milhões para passar a desempenhar, dentro de suas unidades, todos os serviços relativos à intralogística, desde o recebimento do produto até a expedição, passando pelo gerenciamento do estoque, a armazenagem e o picking.

De acordo com Adriano Rocha, diretor da Arfrio, o montante foi investido em estrutura, tecnologia e mão de obra. “Modernizamos nossos armazéns, as câmaras frigorificadas e as antecâmaras, instalamos estruturas porta-paletes e drive-in, adquirimos paleteiras e empilhadeiras, atualizamos nosso ERP SAP, complementando com o TMS, e contratamos e treinamos colaboradores”, explica.

A empresa conta com oito unidades, duas localizadas em Santos (SP) e as demais em Barueri (SP), Itajaí (SC), Queimados (RJ), Belford Roxo (RJ), São Francisco do Sul (SC) e Brasília. “Ao todo, temos hoje 400 funcionários somando todas as unidades”, diz Rocha. De acordo com o executivo, os investimentos mudaram a cultura da empresa, que deixou de ser um armazém geral para atuar com operações logísticas mais abrangentes.

O próximo passo da Arfrio, segundo Rocha, é passar a oferecer também atividades de transporte, por meio da transportadora própria da companhia, chamada Rodar. “Todo o sucesso que estamos conseguindo nas atividades de armazenagem vamos passar para o transporte também, consolidando de vez a Arfrio como um operador logístico com soluções completas”.

Com a novidade, a companhia passa a assumir todo o gerenciamento de transporte de seus clientes, e a movimentação das cargas passa a ser responsabilidade da Arfrio também fora dos armazéns. “Vamos realizar o transporte fracionado, com veículos menores, e também serviços de transferência e de distribuição, com fluxos periódicos. Por enquanto vamos atuar com frota agregada e a tendência é contar, no futuro, com frota própria também”, indica o diretor da companhia.

Dentre as principais cargas com as quais a Arfrio trabalha estão carnes, aves, embutidos e laticínios. Rocha destaca que a companhia está em processo de habilitação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para operar com produtos do segmento farmacêutico. “Além disso, a Arfrio trabalha também com cargas secas, e nossa intenção é crescer muito nesse segmento”, ressalta o executivo.

Complementando os planos da companhia, Rocha revela outras ações que farão parte da estratégia futura. “Vamos ampliar nossa presença na Região Sul. Já estamos em negociação para tornar isso realidade. E não atuamos no Nordeste também, mas a região faz parte dos nossos planos”, finaliza.
 

Copyright 2019 ARFRIO S/A Armazéns Gerais Frigoríficos